Casinhas de pão de gengibre

338

Coisinha mais fofa estas casinhas feitas de massa de pão de gengibre e, que são muito usadas na decoração do natal americano. As crianças adoram, pois além de enfeitar ainda mais a mesa do Natal, ela pode ser comida. Vou passar o passo a passo e a receita, mas não é um processo fácil. Envolve além da criatividade, muita paciência, que é uma virtude ao montar  as casinhas de gengibre. Elas requerem bastante esforço, desde a parte de assar até a hora de montar.  Casas de gengibre são artesanais e servem para unir a família no processo de montagem, que dura uns três dias, o que é bem bacana em se tratando de estreitar os laços familiares.

casa-da-cris-gingerbread-chocolate-barra casa-da-cris-gingerbread-chocolate casa-da-cris-gingerbread-florescasa-da-cris-gingerbread-neve-azul casa-da-cris-gingerbread-natal  casa-da-cris-gingerbread-passarinhoscasa-da-cris-gingerbread-neve-rosa

casa-da-cris-gingerbread-renas casa-da-cris-gingerbread-renda-naturalIngredientes

  • 6 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • 2 blocos de manteiga sem sal
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 4 colheres (chá) de gengibre em pó
  • 4 colheres (chá) de canela em pó
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 2 ovos grandes
  • 1 ½ xícaras de melaço

Glacê real:

  • ¼ de xícara de pó de merengue
  • 4 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro
  • Bata o pó de merengue com ½ xícara de água. Bata até que fique espumoso (aproximadamente 2 minutos). Adicione o açúcar de confeiteiro. Bata até que fique firme (aproximadamente de 9 a 10 minutos).

Para decorar: Doces de Natal sortidos (com cores temáticas ou de todas as cores) Confeitos em prata e dourado

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofo. Bata junto os ovos, um de cada vez. Bata o melaço junto. Misture bem. Em uma tigela separada, bata com um batedor a farinha de trigo, o fermento em pó, o gengibre, a canela, o sal e o bicarbonato de sódio. Adicione a mistura seca à mistura líquida em três adições iguais. Continue mexendo até que a mistura fique granulada e todos os ingredientes estejam bem misturados. Use as suas mãos para pressionar a mistura com gentileza e formar uma massa. Divida em três partes iguais e então forme retângulos. Embrulhe cada retângulo em filme plástico. Refrigere a massa. Coloque os retângulos embrulhados na geladeira e deixe refrigerar por aproximadamente 2 horas.

 

casa-da-cris-gingerbread-renda-cenario  casa-da-cris-gingerbread-renda

Enquanto a massa refrigera, faça os moldes da casa.  Crie os seus próprios moldes em papelão fino (ou veja no final do post um molde de casinha simples)

  • 2 paredes retangulares (de mesmo tamanho)
  • 2 frontões (de mesmo tamanho)
  • 2 laterais de telhado (faça um pouco mais longas do que as paredes e um pouco mais largas do que as laterais inclinadas dos frontões)
  • Role a massa gelada entre duas camadas de papel manteiga a 5 mm de grossura. Coloque cada molde em cima da massa e corte as partes da casinha. Transfira com cuidado as partes de massa da casa para uma assadeira. Deslize a massa ainda em cima do papel, já que o papel manteiga pode ir para o forno. Asse a 180ºC de 15 a 25 minutos. Posicione no centro do forno para assar uniformemente. Quando estiver firme e um pouco mais escuro nas pontas, está pronto. Transfira com cuidado a uma prateleira para esfriar. Deixe esfriar antes de usar (senão o glacê irá derreter).

Fazer figuras extras ajudam a decorar. Use um cortador de biscoitos para fazer os formatos. Escolha cortadores que combinam com o tema, como árvores de Natal, estrelas e pessoas feitas de gengibre.

Coloque o glacê em um saco de confeiteiro para uma facilidade maior. É bom também ter um pouco em uma tigela pequena para pôr um pouco aqui e ali, conforme o necessário. “Cole” a sua casinha junta usando o glacê real. É útil ter um par extra de mãos nesta etapa – envolva as crianças, o maridão ou os vizinhos! Grude as paredes primeiro. Deixe elas se manterem no lugar antes de adicionar os telhados. As peças dos telhados são mais complicadas, mas com o ângulo e a paciência correta para segurá-las com cuidado no lugar até que qualquer risco de deslize seja abatido (entre 1 e 5 minutos), elas ficarão firmes. Se você não quer segurar os telhados com a mão, use certos acessórios como utensílios de cozinha ou canecas viradas etc. Pegue os materiais limpos de cozinha para realizar esta tarefa!

Passe glacê no telhado inteiro. Assim que a casa de gengibre estiver montada, o telhado precisa de glacê para representar a neve. Use uma espátula ou faca de manteiga para espalhar a neve igualmente pelo telhado. Decore o telhado primeiro. Os doces irão grudar no telhado facilmente antes de secar, então faça esta parte primeiro. Grude no telhado doces, confeitos, cristais de açúcar e outros itens. Em seguida, decore as paredes. Grude os doces e as formas de gengibre na parede usando um pouco de glacê como cola. Decore o “quintal” em volta da casa. Isso pode ser tão simples ou elaborado quanto você quiser. Você não precisa se limitar a coisas comestíveis; algumas árvores de plástico e coisas do tipo podem ser adicionadas, desde que elas estejam bem higienizadas e não sejam tóxicas.

casa-da-cris-gingerbread-verde-pinheiro casa-da-cris-gingerbread-verde casa-da-cris-gingerbreadcasa-da-cris-gingerbread-grande-andares

Formigas que gostam de açúcar são atraídas pelas casas de gengibre que são deixadas sem uma cobertura. Se você tiver formigas em casa, não deixe a casinha descoberta durante a noite; cubra e guarde-a. A umidade pode ser um outro grande problema em casas de gengibre; paredes e telhados desmoronam  em locais úmidos.

casa-da-cris-gingerbread-grande casa-da-cris-gingerbread-tijolinho

gingerbread-pattern-front-b gingerbread-pattern-roof gingerbread-pattern-side

Exiba a sua criação na mesa ou no aparador. Admire o seu trabalho e espere vários elogios! Em boas condições, a casa de gengibre deve durar algumas semanas, se ninguém se atracar nela primeiro.

Comentários