Como usar o ladrilho hidráulico?

57

Primeiramente devemos entender o que é o ladrilho hidráulico. Ele é um revestimento feito artesanalmente a partir de uma mistura à base de cimento, água e pigmentos.

Um molde de bronze é feito para cada desenho, separando cada cor, ainda sem o ladrilho.
Esse molde é ajustado a um quadro exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho.
Cada parte do molde de bronze é enchida com uma mistura líquida com pigmentação a base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco, individualmente.
O molde de bronze depois é retirado e a superfície colorida é coberto com uma mistura seca e logo após uma úmida.
O ladrilho é comprimido em uma prensa hidráulica.
Depois que o ladrilho é liberado da forma, é retirado com cuidado.
O ladrilho recém fabricado descansa por 24 horas, só então é submergido na água por aproximadamente 8 horas.
Finalmente, os ladrilhos são armazenados por 4 semanas na sombra para terminar a cristalização do cimento, após esta período estarão prontos para serem utilizados.

Informações básicas sobre o revestimento já passadas, vamos às aplicações a que ele se sujeita:

Fica “mara” nas cozinhas gourmets, http://nacasadacris.com.br/cozinhas-gourmet-queridinha-de-todos/  lavabos, varandas, paredes e pisos em cozinhas e por aí vai. Foi apresentado como uma alternativa ao uso do mármore na antiguidade, pelo seu valor bem mais barato e de uma beleza artesanal personalizada.

A partir dos anos 60, quando novos materiais começaram a aparecer para revestir o piso, é que o ladrilho hidráulico começou a cair em desuso, mas como as tendências vão e vem, ele taí de novo, mais colorido do que nunca, repaginado e modernizado. E até hoje continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século.

 

Misturar o ladrilho hidráulico com outros revestimentos é uma tendência bacana e estilosa! Ele casa bem com o cimento queimado, com madeira, com porcelanato amadeirado e o que mais a sua criatividade te levar!

 

Por ser considerado um material rústico, muitas pessoas sentem medo em usá-lo na decoração. Mas, na minha opinião eles trazem muita personalidade e aconchego ao ambiente. Eles podem ser usados tanto em pisos como em paredes. Grandes nomes da arquitetura lidam bem com este revestimento, valorizam suas cores e manufatura, empregando-o em muitos projetos, e criando cenários incríveis. Muitas peças são trazidas de fora do Brasil, especialmente do Marrocos onde são feitos minuciosamente e em grande escala.

Com toda essa presença e personalidade, o ladrilho hidráulico veio pra ficar! As empresas cerâmicas já incorporaram o efeito do ladrilho em suas peças de porcelanato, e esses estão sendo a cada dia mais usados na decoração. Na sua próxima reforma, quem sabe você também não vai se apaixonar por eles?

Fonte: Pesquisa Google imagens Pinterest

https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2016/10/11-cozinhas-com-o-charme-do-ladrilho-hidraulico.html

Comentários