Découpage

175

A Decoupage é uma técnica artesanal muito simples e, se bem feita, é muito delicada e bonita. É a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, papel, dando personalidade e exclusividade a um objeto. É  extremamente simples de fazer, e baseia-se no uso do papel decorado e  cola. É também uma técnica bastante útil para dar nova vida aos objetos e móveis que seriam descartados.

casa-da-cris-decoupage-detalhe-porta casa-da-cris-decoupage-detalhe casa-da-cris-decoupage-banquinho-rosa casa-da-cris-decoupage-banquinho casa-da-cris-decoupage-cabides-pap casa-da-cris-decoupage-cabides casa-da-cris-decoupage-caixa-de-feira casa-da-cris-decoupage-caixote casa-da-cris-decoupage-casinha  casa-da-cris-decoupage-comoda-passaro  casa-da-cris-decoupage-cottage

Para fazer a decoupage você não precisa de muita coisa não, basta o objeto a ser decorado, limpo e seco, tinta branca para servir de base, a estampa que irá decora-lo e cola branca.

Primeiro dê uma leve lixada no objeto e limpe-o. Passe uma base de tinta branca (eu uso latex PVA) e deixe secar. Nesta hora, se você quiser um efeito patinado, dê uma lixadinha rápida sobre a base branca. limpe para retirar o pó. Depois, recorte detalhadamente a estampa que poderá ser de jornal, revistas ou guardanapos, e cole com cola branca sobre o local desejado. Passe a cola por cima da figura e deixe secar. Quando estiver bem seco, passe uma demão de verniz geral se quiser impermeabilizar.

casa-da-cris-decoupage-comodacasa-da-cris-decoupage-comoda-detalhe casa-da-cris-decoupage-criado casa-da-cris-decoupage-gaveteiro casa-da-cris-decoupage-latas casa-da-cris-decoupage-latinhas casa-da-cris-decoupage-luminariacasa-da-cris-decoupage-lavanda  casa-da-cris-decoupage-vasinhoscasa-da-cris-decoupage-pedrinhas casa-da-cris-decoupage-vasinho  casa-da-cris-decoupage casa-da-cris-decoupage-tricocasa-da-cris-decoupage-porta-gelo

Pessoalmente, gosto muito desta técnica para dar vida a objetos já sem graça e sem utilidade. Eles ganham vida e um lugar de destaque na decoração. Bora lá fazer?

Fonte: Pinterest e Google

Comentários