Jardins no tronco

739

Eu simplesmente adoro plantas! Meus finais de semana são recheados de visitas à floricultura, mudas, vasos, novidades pra decorar e reciclagem de objetos para torná-los jardineiras incríveis! E uma dessas opções são os jardins no tronco de árvore.

Hoje trouxe aqui pra vocês essas idéias garimpadas na internet, que ilustram bem o que podemos fazer em nossos jardins e quintais a partir de um tronco seco. Dão um charme diferente no paisagismo de seu jardim, além de serem idéias simples e baratas, e de grande efeito visual.

Olhem isso! Super lindo esse tronco deitado e escavado pra se tornar uma floreira de vasos. Vejam como valorizou esse cantinho no gramado!

Esta é uma raíz bem envelhecida, com substrato, um pouco de musgo esfagno e suculentas variadas. Lindo, lindo, lindo!

Como dizia minha avó: “É só uma plantinha boba”! Mas cá pra nós, este pedaço de árvore ficou charmoso demais com essas plantinhas bobas!


Geralmente temos que aumentar as cavidades dentro dos troncos para plantar, mas algumas plantinhas não se importam em ter pouco espaço. Veja neste post mais antiguinho aqui outros pequenos espaços para plantar (como uma xícara de café).

Cactos e suculentas são as plantas ideais para os pequenos espaços dentro dos troncos. Elas não precisam de muita água e vivem com pouca terra. Mas se você preferir, pode plantar beijinhos, gerânios, jiboias e até mesmo crisântemos. Lembrando que cada uma tem uma preferência por sol ou sombra diferentes.

Tenho um post cheio de suculentas maravilhosas neste link aqui, caso queira se aprofundar!


Esta imagem acima mostra a drenagem que deve ser feita pra que as raízes das plantinhas não se afoguem na umidade do tronco. Use também um bom substrato e esterco curtido para fazer o plantio, e não se esqueça de adubar de vez em quando.

Achei bem criativa a ideia do velho tronco que virou uma casinha de fada no jardim. É certo que ela combina bem em um sítio ou fazenda, pelo seu jeitinho rústico, mas que ficou fofa, não temos como negar, não é?

Comentários