Nem só de café vive uma xícara!

158

Gente, olha que ideia bonita e criativa! Plantas na xícara! Sabe aquelas xícaras e canecas, que estão lá meio caidinhas, lascadas e esquecidas no fundo do armário? Então, a ideia é transformá-las em vasinhos de plantas. Ah! Mas a xícara não tem furo pra escoar a água, o que fazer? Simples, vamos escolher plantinhas que não precisam de muita água, como os cactos, bulbos e suculentas. Eu tenho vários assim. Rego uma vez na semana, outras somente borrifo a água. Elas ficam lindinhas e agradecidas com o cuidado.

casa-da-cris-xicara-coloridascasa-da-cris-xicara-e-cha-de-flores  casa-da-cris-xicara-casa-de-fadascasa-da-cris-xicara-e-pimenta casa-da-cris-xicara-e-suculentas-e-pirescasa-da-cris-xicara-e-suculentas-lembrancinhas  casa-da-cris-xicara-e-suculentas casa-da-cris-xicara-e-violetinhas

Muitas vezes, todas as xícaras quebram e sobra uma filha única. Outras vezes, você encontra em uma lindinha em um brechó ou feirinha de antiguidades, ou mesmo herda uma da vovó. Taí a oportunidade que faltava pra te encorajar a ter um jardim personalizado e exclusivo. Saiba quais plantinhas se adaptarão bem e arranje um lugarzinho pra colocar o seu novo vasinho.

casa-da-cris-xicara-azul-e-bulbocasa-da-cris-xicara-de-cipocasa-da-cris-caneca-papcasa-da-cris-xicara-e-violetinha

As plantas ideais para serem plantadas nas xícaras são as que necessitam de pouca água como as suculentas, cactos e bulbos. Mas nada impede que você plante uma de sua preferência. Neste caso, não encharque demais para não afogar as raízes, e, se possível faça um furinho para drenar a água. Em vidraçarias você consegue que façam isso pra você. Uma dica bacana é usar aquelas xícaras trincadas, pois ela mesma se encarrega de escoar o excesso de água.

  casa-da-cris-xicara-de-vime casa-da-cris-xicara-e-bulbos casa-da-cris-xicara-e-cactos   casa-da-cris-xicara-e-flores

Dicas para plantar as suculentas:

Use um substrato bem drenado. Existem muitas recomendações de substrato, você pode encontrar uma que dê melhores resultados. Para isso teste em casa com suas mudinhas:

  • Sugestão 1:

    • 1 parte de terra vegetal
    • 2 partes de areia grossa
  • Sugestão 2:

    • 1 parte de terra vermelha
    • 1 parte de húmus de minhoca
    • 1 parte de areia grossa
    • 1 parte de carvão vegetal moído

casa-da-cris-xicara-e-violetacasa-da-cris-xicara-e-plantas-e-flores

Todos os cactos são suculentas, mas nem toda suculenta é cacto. Eles apreciam solo arejado e bem drenado, cascalho grosso ou lava esmagada fazem bem esse trabalho.  Usar areia de construção pode, de praia não. Eu particularmente utilizo areia de construção ou de rio, que encontro facilmente na minha região, e  os meus cactos estão indo muito bem. Quando compro o substrato próprio para cactos e suculentas eu ainda acrescento um pouco mais de areia.

Bulbos:

A boa drenagem é condição fundamental para o sucesso no plantio de bulbos, pois evita o surgimento de fungos. Se o solo for muito argiloso, coloque uma camada de mais ou menos 2 cm de areia grossa no fundo da xícara (quando planto bulbo, prefiro as canecas pois são maiores). Por outro lado, um solo muito seco dificulta a floração dos bulbos. Neste caso, incorporar um pouco de composto orgânico à terra ajuda a garantir a umidade necessária. Chegou a hora de plantar… Novamente é preciso lembrar que uma boa drenagem é fundamental. Os vasos devem ter furos de drenagem no fundo. Se não forem suficientes, aumente seu tamanho ou quantidade. Quanto à mistura de solo recomendada para vasos, é só prepará-la de acordo com as necessidades da espécie a ser plantada.

casa-da-cris-xicara-e-horta casa-da-cris-xicara-e-ervas  casa-da-cris-xicara-e-plantas casa-da-cris-xicara-e-plantas-fadas

Uma sugestão legal é plantar ervas e fazer uma prateleira na cozinha ou mesmo na janela, e ter sempre os seus temperos à mão, sem agrotóxicos e bastante saudáveis. Pense nisso quando for descartar uma xícara ou caneca que já está com o prazo de validade vencido. Boa sorte!

Fonte: Jardim de flores, vida suculenta

Comentários