O apaixonante Toile du Jouy

202

O Toile de Jouy é um  tecido de algodão com estampa de paisagens bucólicas, campestres. Ele surgiu em uma cidade francesa chamada Jouy en Josas perto de Versalhes, no século XVIII. Inicialmente os desenhos eram feitos em placas de cobre e os detalhes, feitos à mão. Mais tarde estas placas foram substituídas por cilindros de cobre para agilizar o processo de estampagem. Quando Maria Antonieta conheceu esta estampa, ficou tão encantada que mandou revestir as paredes do palácio. O Toile é um clássico francês que nunca sai de moda. Hoje garimpei imagens que mostram bem a sua aplicação na decoração.

casa-da-cris-toile-du-jouy-armoire vaso-com-estampa-toile-de-jouycasa-da-cris-toile-du-jouy-comoda casa-da-cris-toile-du-jouy-e-bebe

Por ser um clássico e atemporal, o Toile du Jouy (a pronúncia correta é “toal dú juí”) atravessou os séculos com a sua delicadeza e romantismo e chegou até nós. Hoje, ele está estampado não só em tecidos mas em louças, artigos pessoais, roupas de cama, papeis de parede, bolsas e sapatos.  Acrescentar detalhes desta estampa, torna o ambiente refinado e charmoso. Pela suavidade dos tons, é muito empregado em papel de parede e decoração de quartos de bebê.

casa-da-cris-toile-du-jouy-sousplat casa-da-cris-toile-du-jouy-preto 40746555casa-da-cris-toile-du-jouy-quarto-de-bebe  casa-da-cris-toile-du-jouy casa-da-cris-toyle-du-jouy 20toile-de-jouy-almofadas  ambiance-redoute cabides espelhos-quartos-6

A princípio pode-se achar que a decoração fica carregada de informações, mas um profissional de decoração poderá ajudar você. Ele saberá dosar o uso da estampa e tornar o ambiente requintado. Quem gosta de uma decoração clássica e refinada, ou é romântica e delicada com certeza aprecia a aparência do Toile du Jouy… fica a dica! Beijinho e até a próxima postagem.

Comentários