Penteadeiras

155

Consideradas como mobiliário do tempo das vovós, a verdade é que as penteadeiras sempre fizeram parte do universo feminino, sonho de grande parte das mulheres que gostam de se maquiar e se cuidar com calma e cuidado. Por um longo período, elas ficaram esquecidas da decoração, mas atualmente voltaram cheias de força e pretensão. Estão entre as peças de destaque no quarto ou closets, e chegaram trazendo novos materiais e muito charme. Quando faço um projeto de quarto feminino ou casal, ela é sempre pedida, pela sua funcionalidade e praticidade em acomodar todos os nossos perfuminhos, maquiagens e até os acessórios e bijus.

casa-da-cris-penteadeira-branca casa-da-cris-penteadeira-constance-zahncasa-da-cris-penteadeira-criado casa-da-cris-penteadeira-classicacasa-da-cris-penteadeira-camarim   casa-da-cris-penteadeira-floral

Breve história da penteadeira:

A penteadeira, ou em inglês Dressing Table, é praticamente um sonho de consumo de quase todas as mulheres no mundo todo. Ela começou a ser fabricada no século XV, mas foi no final do século XVII que a alta sociedade europeia, cada vez mais preocupada com a aparência, começou a encomendar mobiliários cada vez mais luxuosos, feitos por artesãos especializados. A mesa de barbear, já utilizada na época, serviu de inspiração para a criação da penteadeira. A mesa de barbear mais simples continha um espelho, gavetas para guardar os utensílios e ficava facilmente acomodada em um canto no quarto. A penteadeira também tornou-se um móvel indispensável para a burguesia, que passava horas e horas em frente ao espelho provando roupas e perucas. Sabe-se que, os cuidados com higiene e vestimenta, eram um ritual matutino que muitas vezes demorava horas para ser concluído.

casa-da-cris-penteadeira-e-armario casa-da-cris-penteadeira-e-bancada  casa-da-cris-penteadeira-lilas casa-da-cris-penteadeira-madeira casa-da-cris-penteadeira-pequena casa-da-cris-penteadeira-prateleira casa-da-cris-penteadeira-tradicional

De acordo com o estilo da pessoa e da decoração, a penteadeira se encaixa como uma luva, podendo ser feita em diversos materiais, cores, tamanhos e estilos. Tornou-se uma queridinha das adolescentes e suas mamães. Atualmente ela pode ser encontrada até em escritórios e lojas femininas, imprimindo um caráter moderno e funcional para a mulher moderna. Uma busca frenética por penteadeiras vintage, tem valorizado a peça, que muitas vezes é difícil de ser encontrada.

casa-da-cris-penteadeira-simples  casa-da-cris-penteadeiracasa-da-cris-penteadeira-antiga

Quanto à organização, esta fica por conta das gavetas baixas e compartimentadas, das bandejas caprichosamente arrumadas, cestinhos, potes  e cristais que embelezam e decoram além de organizar. A penteadeira é aquele cantinho pra se chamar de seu, por isso todo o capricho e cuidado na limpeza é essencial. Um espelho é fundamental, e se possível um segundo espelho de aumento ajuda muito na maquiagem e remoção de pelos. A iluminação é outro detalhe que deve ser tratado com carinho, pois é super importante que as cores sejam reais e que as sombras estejam longe.

21884748159955051_ywjwvo14_c 230528074646390144_pm7xt5uv_c194428908883054666_aazcztgy_c

Comentários