Tempo de Lareira

85

As lareiras contemporâneas, são retas, limpas e muito elegantes! Pra quem está acostumado a pensar em lareiras somente feita em tijolinhos, pedras e muito rústicas, aqui vão imagens desse elemento decorativo bastante presente nas construções atuais e usado nas regiões mais frias do país. Além de embelezar arquitetonicamente o espaço, elas encantam, seduzem e reúnem as pessoas ao seu redor.

Aquecimento, charme e aconchego: esses são os principais benefícios de se ter uma lareira. Além de deixar o ambiente quentinho em dias mais frios, o item é uma das principais atrações da casa no quesito decoração.

 

Antes de adquirir o produto, é importante se atentar ao espaço que tem disponível. Caso tenha um local amplo, aposte na tradicional lareira à lenha e garanta um charme todo especial à sua casa. Se você precisa de um produto mais compacto e ainda gosta de praticidade, fique com a lareira elétrica e ligue-a pressionando apenas um botão. A lareira a gás é uma ótima opção para casas nas cidades e seu sistema é bem parecido com os fogões: uma boca (geralmente instalada atrás de pedras decorativas) fica ligada transmitindo calor ao ambiente. Para quem tem espaços menores, mas não abre mão da utilização da lenha, outra boa pedida são os calefatores, pois são peças compactas.

    

As novas lareiras, de vários formatos, tamanhos e materiais, estão fazendo sucesso nas novas edificações, e  obtendo rendimentos muito superiores ao das lareiras tradicionais. A segurança contra incêndios neste tipo de lareiras, é grande devido à proteção da chama com uma porta em vidro vitrocerâmico.

Um recuperador de calor pode ser usado para aquecer outros ambientes além da sala onde está o próprio aparelho. Se for usado ar exterior além de aquecer, pode-se ventilar e renovar o ar das moradias.

A chaminé das lareiras à lenha assim como os condutores de fumaça são também elementos importantes na boa execução das lareiras, sendo necessário mão de obra especializada para isso, e para se evitar cheiro e retorno da fumaça e CO2.

As lareiras elétricas, a gás,  a etanol ou ecológicas são as mais usadas e, são alternativas para aquecer os ambientes sem precisar da chaminé das lareiras convencionais, o que lhes garante maior versatilidade.

A principal diferença entre as lareiras elétricas, a gás e as de etanol é que, além da fonte de energia,  as lareiras elétricas não têm fogo de verdade. Isso pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo das circunstâncias. Em locais com crianças, por exemplo, pode ser melhor não deixar fogo em locais de fácil acesso.

Comentários