Ilhas na cozinha
A cozinha com ilha é uma tendência que vem crescendo muito, pois além de moderna, ela é super prática, aumenta a superfície de trabalho e armazenagem, e, embeleza a cozinha. A ilha é bastante funcional, podendo receber a cuba ou mesmo o fogão. Para isso é necessário o acompanhamento de um profissional da área para orientar sobre a parte hidráulica ou tubulação de gás e energia elétrica. E, no caso de usar o fogão tem que se prever o uso da coifa.
Uma outra finalidade bacana da ilha, é que ela pode receber bancos, cadeiras ou banquetas e tornar a cozinha um ambiente mais acolhedor para as refeições.
Os materiais para a bancada mais usados são o inox e o granito. E as chamadas pedras artificiais como o silestone, corian, technistone e marmoglass, todas feitas a partir de pedras naturais e aditivos sintéticos, têm aspecto muito liso e homogêneo, inclusive com a cuba em uma única peça, emendas imperceptíveis, facilidade de manutenção e grande versatilidade de formas, texturas e cores. Podem ser feitos acessórios embutidos na bancada, como escorredores ou a própria cuba. Costumam também ter tratamento anti-bactericida, tornando-se extremamente higiênicas. A parte chata é o alto custo do material. Quanto à resistência, as características variam de um material para outro, mas em geral são bem resistentes a manchas e impactos.