O jardim subiu pelas paredes!
O jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica moderna de paisagismo cada vez mais difundida no mundo, inclusive no Brasil. Existem técnicas mais complexas de execução, mas aqui vamos abordar o jeito caseiro e nem menos bonito de ter um jardim que sobe pelas paredes.
O jardim vertical está ganhando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos das residências por ser uma linda opção de decoração e paisagismo, por ajudar a purificar o ar e por ser uma boa alternativa para quem tem pouco espaço. Mas não pense que só quem mora em casas pode aderir a esse tipo de projeto. Você pode montar o seu jardim vertical para apartamento usando, por exemplo, estruturas formadas pelo cruzamento de tiras de madeiras, pallets, treliças, estrado de cama ou bambus e que servem para sustentar as plantas do seu jardim. Se você dispõe de um espaço maior, pode fazer um jardim vertical para varanda ou muros usando painéis, peças que sustentam vasos e plantas e também funcionam como molduras.
10 vantagens dos jardins verticais:
1. Isolamento térmico – protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno. 2. Redução de gastos energéticos – melhora a eficiência energética do edifício, devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração. 3. Redução de ruídos externos – a vegetação absorve e isola ruídos. 4. Protege a fachada – cobrir uma superfície exterior com vegetação forma um escudo contra a chuva, o vento e os danos da radiação UV, aumentando assim a sua vida útil. 5. Baixa manutenção, a rega pode ser automatizada. 6. Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar – A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera. 7. Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades 8. Maior retenção da água das chuvas – A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e ainda filtra a poluição dessas águas. 9. Embeleza e valoriza os centros urbanos e a edificação. 10. Contribuem para o aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros.
http://sustentarqui.com.br/dicas/jardins-verticais-vantagens-e-aplicacoes/
Utilizar estruturas reaproveitadas é bem legal. neste caso da foto acima foi utilizado paletts pintados com tinta esmalte para aguentar o sol, a chuva e as regas.
Consultar um paisagista para verificar as condições de luminosidade, ventilação, incidência do sol, umidade, o substrato para plantio e principalmente quais espécies são mais adequadas para serem usadas no local escolhido por você, é uma dica legal. Usar espécies que combinem umas com as outras, faz o projeto mais colorido, adaptado e bonito!