Quando Pode Tirar a Decoração de Natal?

Existe dia certo para desmontar a árvore de Natal? E pra montar? Sim, existe! Mas antes de revelar a data de tirar a decoração de natal e o motivo, vamos entender um pouco de sua origem, pra enriquecer essa celebração com significados especiais!

No Natal a gente celebra a vida, a família e os amigos e fica perto de quem gosta. E decoramos nossas casa com luzes e árvores enfeitadas para celebrar a magia desta época.

O Natal celebra o nascimento do menino Jesus, sempre em 25 de dezembro. A data é parte do calendário católico, mas engloba tradições protestantes também, como o próprio personagem do Papai Noel.

A celebração segue o calendário do Advento, que são as quatro semanas que precedem o nascimento de Jesus Cristo, período determinado pela Igreja Católica. Seguindo a tradição cristã, a montagem da árvore de Natal deve ser feita no primeiro domingo do Advento, e o presépio lá no terceiro.

Qual o dia certo de desmontar a Árvore de Natal?

Alguns países determinam dias diferentes para o início da decoração. Os americanos iniciam no Thanksgiving, Dia de Ação de Graças (na quarta quinta-feira de novembro). Na Itália e Portugal, montar a árvore tem data marcada: dia 8 de dezembro, mesmo dia da Imaculada Conceição.

Após as celebrações de final de ano, é hora de desmontar e guardar decorações e enfeites para o próximo ano. E o dia de tirar a decoração de natal é 6 de janeiro, também chamado de Dia de Reis, exatas doze noites após a celebração do Natal em 25 de dezembro.

Segundo a tradição cristã, o dia marca a chegada dos Três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – até o local de nascimento de Jesus. Guiados por uma estrela, lhe presenteiam com ouro, incenso e mirra.

O que acontece se eu não tirar a decoração de Natal?

A resposta é simples: nada. Trata-se apenas de uma convenção.

Embora haja uma data fixa para o tirar a decoração de Natal, alguns esperam até o domingo seguinte, data em que é celebrado o batismo de Jesus, fechando o Tempo de Natal.

Quando Pode Tirar a Decoração de Natal
Foto: Annie Spratt / Unsplah / Creative Commons

Nos Estados Unidos, o Boxing Day (Dia de Encaixotar) marca a Despedida da Árvore e acontece logo no dia 26 de dezembro. Até os anos 1950, era bem comum que famílias católicas mais fervorosas esperassem o 6 de janeiro pra presentear as crianças.

Hoje em dia, as pessoas começam a montagem da árvore de Natal, a colocar a decoração e a retirar tudo quando acharem mais conveniente. Quanto mais ligadas à tradição católica, mais vivem o Natal conforme a religião.

Como o Natal marca a época de maior movimento do comércio no ano, muita gente se esquece do sentido original da celebração religiosa. A conotação comercial da data faz com que as lojas se antecipem cada vez mais suas decorações natalinas, 2 ou 3 meses antes. É legal que saibamos comemorar dos dois jeitos, respeitando a o verdadeiro significado da data.

Árvore de Natal: o que significa esta decoração

Esperar pela festa é a melhor parte, dizem. Viver o Natal antes de sua chegada é um momento delicioso pra se viver em família e comemorar com a criançada, que adora ajudar a montar a árvore, escolher bolas e luzinhas piscantes.

A árvore que simboliza o Natal é o pinheiro. Presente nas regiões que difundiram a tradição, ele foi escolhido pois significa vida, assim como as demais árvores. Esta espécie se mantém verde mesmo durante o frio intenso, sem mudar de cor ou perder suas folhas na mudança de estação.

A tradição de montar a árvore de Natal e sua origem

A tradição da árvore de Natal só surgiu entre os cristãos no Brasil no começo do século XX. O costume remonta à antiguidade, com registros de que egípcios, celtas, romanos e vikings levavam as árvores pra dentro de suas casas e as enfeitavam.

A decoração era relacionada ao solstício de inverno, época que representava o final da estação e a esperança de dias melhores com a chegada do sol.

Por volta de 1500, a árvore de Natal tornou-se um costume entre os cristãos. Historiadores atribuem o feito a Martinho Lutero, monge e teólogo alemão. Só 300 anos depois é que a Europa adotou o costume, fato comprovado por uma pintura da rainha Victória, o príncipe Albert e seus filhos em volta da árvore com presentes. Daí, outros países passaram a fazer igual.

Ao redor do mundo, não existem muitas diferenças quanto à montagem da árvore. Na Europa, colocavam velas simbolizando a luz das estrelas que enfeitaram o céu na noite do nascimento de Jesus. Isso foi deixado de lado, provavelmente por segurança. Também os chumaços de algodões simulando neve estão fora de moda.

Curtiu? Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Siga nossa página no Pinterest para ficar por dentro de mais novidades!

Veja Também: