Topiaria, a arte de esculpir plantas
A topiaria é uma forma de adornar o jardim. É uma técnica muito antiga de dar formas esculturais às plantas. Usadas desde os tempos da Babilônia com seus jardins suspensos, se expandiu por toda a Europa e principalmente na França, trabalhando o jardim com ares de nobreza. Por ser uma técnica diferenciada, exigir um jardineiro habilidoso e por novas e modernas técnicas e tendências paisagísticas, ficou por muito tempo relegada à segundo plano sendo rotulada de cafona e antiquada. Ela ressurgiu nos jardins contemporâneos e minimalistas, com formas geométricas simples ou abstratas, que conferem modernidade aos ambientes. Nos jardins orientais elas também são bem vindas, desde que tenham formas naturais de plantas, à semelhança da arte bonsai.
Na década de 60, os americanos desenvolveram uma nova técnica para a topiaria, o stuffed, que consiste em suportes e armações estruturais de ferro, que suportam as trepadeiras, ervas e gramíneas. Estas armações podem tomar a forma de qualquer objeto, pessoas ou animais, o que facilita bastante para o jardineiro formar a escultura. Vemos muitos exemplares desta arte, nos parques Disney. Com esta nova técnica, a topiaria tornou-se mais fácil e rápida para leigos, mas ainda assim, requer bastante paciência e habilidade. Os substratos devem ser bem estruturados com espumas e fibras naturais, como cipós, esfagno e fibra de coco.
Este tipo de topiaria acima é o mais comum em nosso meio. É simples de fazer e de manter. Normalmente usamos o buchinho ou Eugênia, que podem ser comprados em floriculturas, já com este formato, bastando mantê-lo no formato com podas ocasionais.
Apesar de muitas plantas arbustivas se prestarem à topiaria, há algumas espécies mais indicadas para a realização da técnica com poda, como o buchinho, podocarpo, tuias, cipreste, ligustro, viburno e murta entre outras. As características de folhagens, cor, resistência à podas, longevidade e crescimento devem ser observadas quando for escolher a planta. O ideal é se orientar com um paisagista e se você se atrever a investir nesta arte, muitos cursos são oferecidos na internet.
Fonte: Pinterest e Google