Um quintal de encher os olhos!
Para quem tem o privilégio de ter um quintal em casa, é sempre bom lembrar que esta área faz parte da casa também. Por esta razão, o mesmo carinho e atenção que damos ao interior, devemos estender ao exterior.
Um quintal bem cuidado não precisa ter exatamente um paisagismo caro e dispendioso, mas com capricho e boas idéias ele pode se tornar um lugar gostoso de ficar e receber amigos.
Este espaço deve ser de fácil manutenção, um piso que não escorregue e um bom caimento para não acumular água empoçada. Manter o mato sob controle e ter atenção com objetos descartados para que não se acumulem formando bagunça e desorganização. O cuidado com material que acumula água deve ser constante para evitar que o mosquito da dengue faça dali uma maternidade.
Um quintal que recebe cuidados constantes, pode se transformar em uma segunda sala de visitas e é lugar de terapias e limpeza mental!
O quintal pequeno é bem fácil de cuidar, mas para quem não tem tempo e nem gosta de muita manutenção, a ideia é trabalhar com plantas em vaso, um gramado, pedriscos (brita) ou deck. Lembrando que para evitar ervas daninhas no gramado ou mesmo na cobertura de pedriscos, uma mão de obra profissional dá menos dor de cabeça, e pode te orientar melhor sobre o que fazer.
A decoração no quintal pode ser bem criativa e reutilizar objetos que iriam para o lixo. Reciclar é uma atitude inteligente e dar um segundo uso em outros locais, pode tornar o espaço interessante e acolhedor.
Aproveitar a sombra de árvores e arbustos para criar refúgios e cantinhos agradáveis é essencial para tornar o quintal um lugar prazeroso de ficar.
E o que não pode faltar é uma hortinha, daquelas mesmo da nossa infância, sem agrotóxicos e cheiinha de coisas gostosas e saudáveis!