Pelos caminhos do jardim
Um jardim bem planejado e bem cuidado é mesmo um sonho para muita gente! Mas o jardim além de belo precisa ser seguro, proporcionar às pessoas que por ele transitam, um caminhar sem perigos. As passadas ou caminhos devem ser pensados cuidadosamente para que se possa apreciar, admirar e curtir o jardim sem sobressaltos.
Os materiais mais empregados para se fazer um caminho no jardim, e, na minha opinião os mais indicados, são a pedra e o concreto pela sua durabilidade e fácil manutenção. Uma ajuda profissional é muito bem vinda, pois é um trabalho pesado e requer conhecimentos de drenagem, caimento e assentamento.
Materiais como a madeira em tábuas, bolachas ou dormentes ficam lindíssimos, porém deterioram com maior rapidez devido a umidade própria do terreno. Mas para quem tem e gosta de jardim, sabe que o jardim é um ser vivo, e cuidar dele é gostoso e diário.
Tijolos de demolição, pallets, pedriscos, tábuas e outros materiais podem também formar lindos e criativos caminhos que irão embelezar ainda mais o seu jardim. Acredito que se bem pensado e com criatividade, podemos reutilizar vários revestimentos que as vezes ficam acumulados num canto da horta ou jardim como resto de construção.
Para se ter um jardim de sonhos, o ideal é procurar um paisagista. Ele irá te orientar quanto a escolha de mudas, variedades que se adaptam melhor ao seu terreno, as que se dão melhor no sol ou sombra e também a segurança que um jardim deve ter.
Fonte: Pinterest