Planta Jade: Como Cuidar da Suculenta da Prosperidade
A Planta Jade é mais do que uma simples suculenta. Com suas folhas exuberantes e simbolismo de prosperidade, ela conquista o coração de todo mundo que ama jardinagem e decoração. Ela é uma das plantas domésticas favoritas e também muito usada como bonsai. Nas condições certas, essa suculenta pode viver de 50 a 100 anos!
A Jade é conhecida cientificamente como Crassula ovata e popularmente como planta da amizade ou planta do dinheiro. É uma suculenta que se destaca não apenas por sua resistência, mas também por sua capacidade de atrair boa sorte, segundo a crença popular. Pra manter sua Planta Jade radiante por mais tempo, você precisa saber como cuidar dela, e é isso que vamos fazer aqui.
Ansiosa para cultivar uma planta que não só ilumine seu espaço, mas também traga consigo uma aura de prosperidade? Então vamos lá!
Fatos sobre a Planta Jade
- Nome científico: Crassula ovata
- Origem: África do Sul
- Altura: Pode chegar a 1,50 m
- Comprimento: De 61 a 91 cm
- Exposição ao sol: sol indireto no exterior até sol pleno no interior
- Requisitos do solo: substrato para suculentas, bem drenado e ácido
- Quando plantar: Primavera
- Flores: pequenas e brancas, que geralmente aparecem no início do outono
- Temperatura ambiente ideal: entre 18 e 24 graus Celsius
Jade, a Planta da Prosperidade
Seu nome científico Crassula significa “grosso, gordo” e é uma referência à folhagem carnuda da planta, enquanto ovata significa “em forma de ovo”, uma referência às suas folhas ovais que geralmente são de uma rica cor verde Jade (daí seu nome). Existem muitas variedades de jade, embora nem todas estejam prontamente disponíveis.
A conexão entre a Jade e a prosperidade vem de muito tempo. Acreditava-se que ter uma planta Jade em casa atrairia riqueza e boa sorte, e é nisso que a gente também acredita. E pra maximizar esses benefícios que ela traz, coloque-a em um local com luz solar indireta. Isso não só estimula seu crescimento saudável, mas também intensifica as propriedades positivas associadas a ela.
Cuidados com a Planta Jade
Os cuidados com a jade não são difíceis. Os fatores mais importantes a serem considerados ao cultivar plantas de jade domésticas são água, luz, temperatura e fertilizantes.
Qual o Melhor Solo para uma Planta de Jade
Assim como outras suculentas, a Jade requer um solo muito bem drenado. Esta espécie de planta tende a ficar bem pesada, portanto, é preciso ter um solo que aguente seu peso.
Escolha um substrato feito para suculentas ou misture o seu próprio com uma fonte de matéria orgânica, como turfa, fibra de coco ou compostagem feita de cascas. Pra dar peso, junte materiais como areia, cascalho ou pedra. Lascas de casca ou perlita expandida podem ser adicionadas para melhorar a drenagem.
As plantas Jade gostam de solo ácido com pH em torno de 6,5. Se o pH precisar ser ajustado, misture 2 colheres de sopa de calcário para cada galão de meio de cultivo.
Como Regar uma Planta de Jade
Regue sua Jade apenas quando o solo estiver completamente seco, evitando o excesso de água que pode levar ao apodrecimento das raízes. Suculentas armazenam água em suas folhas e caules carnudos, e se regadas em excesso podem morrer. Elas não requerem tanta irrigação quanto outras plantas domésticas, o que é um ponto positivo em sua manutenção.
Considere também que pouca água pode resultar em plantas anãs, manchas e queda de folhas e até mesmo a morte de toda a planta. Se sua planta Jade está perdendo folhas ou apresenta manchas nelas, isso geralmente indica falta d’água. Não precisaria falar, mas deixá-la num pires com água não pode.
Durante o período de crescimento, do início da primavera ao final do outono, regue sua planta para que o solo fique levemente úmido, sem ser encharcado. Quando a planta estiver fora da fase de crescimento, reduza a quantidade e a frequência de rega. Não precisa de cronograma pra regar, basta deixar secar cerca de 2,5 cm da parte superior do solo antes de regar novamente. Uma dica valiosa é montar um vaso onde o solo tenha boa drenagem.
Fertilizando sua Planta de Jade
Para manter a vitalidade das suas Jades, adube de mês em mês ou a cada dois meses com um fertilizante para floração de plantas domésticas ou um específico de suculentas, durante a fase de crescimento, que vai do início da primavera ao final do outono.
Para esta suculenta em particular, os fertilizantes orgânicos como húmus de minhoca, resíduos orgânicos ou uma preparação de lentilhas e arroz são os mais indicados. Você também pode usar fertilizantes químicos, que contêm os macro e micro nutrientes necessários para a nutrição da planta. Use um fertilizante solúvel em água balanceado.
Nunca adube sua planta Jade quando o solo estiver seco, pra não danificar as raízes. Em vez disso, regue normalmente e, imediatamente depois, regue com o fertilizante. Espere quatro meses antes de adubar as plantas que foram recentemente replantadas.
Muita ou Pouca Luz Solar na Planta Jade?
A quantidade ideal de luz solar para a jade é de pelo menos quatro horas diárias. Em sua região nativa, elas prosperam em áreas secas e ensolaradas. Sol pleno as ajuda a crescer adequadamente, do contrário, podem ficar atrofiadas e com pernas compridas. As plantas de Jade se dão melhor em temperaturas diurnas de entre 18 a 24 ºC e de 10 a 13 ºC à noite. Desde que recebam luz suficiente, funcionarão bem em temperaturas superiores a esta.
Usando essa planta como decoração de interiores em sua casa, mantenha em um local com luz solar indireta, para evitar queimaduras. Noites mais frias e em condições escuras após o pôr do sol favorecem a formação de botões.
Como Fazer Mudas de Jade
Se você quiser mudas de Jade prontas, você consegue comprar nesse link aqui. Se você gosta do Faça-Você-Mesmo, então é só escolher uma folha saudável da planta mãe e deixá-la secar por alguns dias, pra deixar a superfície cicatrizar antes do plantio. Você também pode fazer a propagação da Jade por meio de estacas de caule ou através de sementes.
Em seguida, plante-a em um solo úmido, mantendo-a fora da luz direta até que as raízes se desenvolvam. Elas criarão raízes em algumas semanas. A propagação por estacas pode ocorrer em qualquer época do ano, embora enraízem mais facilmente durante o período de crescimento da planta.
Se você quiser sementes dessa espécie e de outras, adiantamos seu trabalho e encontramos disponíveis na internet pacotes de sementes da Crassula Ovata e da incrível Jade Azul, vale a pena conferir.
Como Replantar Jades
Como esta suculenta pode ficar muito pesada, é melhor usar vasos resistentes de barro ou cerâmica. Elas podem ser cultivadas por muitos anos, porém é bom replantar a cada 2-3 anos, durante a estação de crescimento.
Pode as raízes se for replantar em um vaso do mesmo tamanho e corte os caules para estimular o desenvolvimento de um tronco principal grosso, que suportará o peso da nova planta. Limite a quantidade de água dada à jade recém-plantada até que ele se firme.
Poda de Jade
Para manter as plantas compactas e vigorosas, corte os caules na primavera em um galho lateral, pra estimular o desenvolvimento do tronco e o crescimento das raízes. A poda também pode ser feita para formar um bonsai nesta época.
Uso da Jade na Decoração
Além de seus benefícios simbólicos, a Jade é uma adição encantadora à decoração da sua casa. Colocando-a em vasos elegantes ou em terrários, você realça a estética do seu espaço. Sua versatilidade permite que você a incorpore em diferentes estilos de decoração, desde o minimalista até o boêmio, deixando o ambiente mais verde.
Além de simbolizar prosperidade, a Jade também é associada à harmonia e equilíbrio. Ao incorporar a planta jade na decoração, você não apenas embeleza seu espaço, mas também convida energias positivas. Coloque vasos de jade em locais estratégicos para atrair boa sorte e criar uma atmosfera serena.
Se você quiser destacar a planta jade em sua casa, experimente criar bonsais em vasos rústicos ou deixá-las crescer para darem cachos. Elas preenchem o ambiente e serão um charme dentro da sua casa!
Problemas comuns, pragas e doenças
Agora que você sabe como cuidar de uma planta de jade dentro de casa, é bom saber que tipos de problemas podem afetar essa suculenta.
Rega em excesso: Plantas regadas em excesso podem apresentar sinais de podridão na raíz ou edemas, que são bolhas nas folhas. Manchas brancas também podem aparecer nas folhas da planta. Ambas as condições são o resultado da tentativa da planta de transpirar o excesso de água e é mais provável que isso aconteça no final do inverno.
Caules Podres: Se sua Jade tiver caules e galhos podres ou defeituosos, provavelmente é uma infecção bacteriana que não pode ser tratada e, infelizmente, a planta deve ser jogada fora. Se a contaminação for evidente com crostas ou rugas, trate com um óleo hortícola.
Pragas: Há algumas pragas da planta Jade a serem observadas: cochonilhas e pulgões. As larvas desse inseto são o verdadeiro problema, pois perfuram os tecidos moles das plantas e se alimentam da seiva e também deixam mofo na planta, especialmente durante os meses mais quentes. Você pode tratar isso com um algodão embebido em álcool esfregado ao longo da superfície da folhagem, sabonete inseticida suave ou óleo de neem. Evite inseticidas, pra fugir da toxicidade.
Chegamos ao fim…
Cultivar a planta Jade é um convite à prosperidade, um gesto de cuidado e uma conexão com a natureza. À medida que suas folhas resplandecem sob a luz do sol, a jade não apenas adorna seu ambiente, mas também se torna uma testemunha silenciosa do seu compromisso com a beleza e a vitalidade da sua casa.
Deixe a planta jade ser não apenas uma decoração, mas um símbolo vivo de uma vida florescente e próspera. Invista nesse tesouro verde, e veja como ele transforma seu espaço e sua vida!