Plantas na Xícara: Nem só de Café Vive uma Xícara!
Gente, olha que ideia bonita e criativa! Plantas na xícara! Sabe aquelas xícaras e canecas, que estão lá meio caidinhas, lascadas e esquecidas no fundo do armário? Que tal transformá-las em vasinhos de plantas?
Ah! Mas a xícara é pequena e não tem furo pra escoar a água… o que fazer? Calma, vou te apresentar algumas soluções nesse guia rápido de como transformar uma simples xícara em um objeto de decoração muito lindinho e funcional.
Plantas na Xícara
A gente já sabe que o espaço disponível pra usarmos a xícara como vaso é bem reduzido. Além disso, não dá pra regar bem porque senão ela vai acumular água e ficar encharcada.
A solução pra isso é simples: basta utilizar plantinhas menores, que não precisam de muita água, como os cactos, bulbos e suculentas. Elas necessitam de menos água, logo, a manutenção é fácil e dá pra regar pouco.
Eu tenho vários assim. Rego uma vez na semana, outras somente borrifo a água. Elas ficam lindinhas e agradecidas com o cuidado.
Reaproveitando Plantas na Xícara
Muitas vezes, todas as xícaras quebram e sobra uma filha única, como a gente costuma dizer aqui… Outras vezes, você encontra em uma lindinha em um brechó ou feirinha de antiguidades, ou mesmo herda uma da vovó.
Taí a oportunidade que faltava pra te encorajar a ter um jardim personalizado e exclusivo. Saiba quais plantinhas se adaptarão bem e arranje um lugarzinho pra colocar o seu novo vasinho.
A gente já viu que as plantas ideais para serem plantadas nas xícaras são as que necessitam de pouca água. Mas nada impede que você plante uma de sua preferência. Neste caso, não encharque demais para não afogar as raízes, e, se possível faça um furinho para drenar a água. Em vidraçarias você consegue que façam isso pra você.
Uma dica bacana é usar aquelas xícaras trincadas, pois ela mesma se encarrega de escoar o excesso de água.
Plantar Suculentas na Xícara
Se você for usar plantas na xícara, em especial as suculentas, use um substrato bem drenado, para evitar o acúmulo de água no fundo e matar a planta. Existem muitas recomendações de substrato, você pode encontrar uma que dê melhores resultados. Para isso teste em casa com suas mudinhas dessa forma:
Sugestão 1:
- 1 parte de terra vegetal
- 2 partes de areia grossa
Sugestão 2:
- 1 parte de terra vermelha
- 1 parte de húmus de minhoca
- 1 parte de areia grossa
- 1 parte de carvão vegetal moído
Todos os cactos são suculentas, mas nem toda suculenta é cacto. Eles apreciam solo arejado e bem drenado. Cascalho grosso ou lava esmagada fazem bem esse trabalho.
Usar areia de construção pode, de praia não. Eu particularmente utilizo areia de construção ou de rio, que encontro facilmente na minha região, e os meus cactos estão indo muito bem. Quando compro o substrato próprio para cactos e suculentas eu ainda acrescento um pouco mais de areia.
Plantar Bulbos na Xícara
A boa drenagem é condição fundamental para o sucesso no plantio de bulbos, pois evita o surgimento de fungos. Se o solo for muito argiloso, coloque uma camada de mais ou menos 2 cm de areia grossa no fundo da xícara pra ajudar. Quando eu planto bulbo, prefiro as canecas pois são maiores.
Por outro lado, um solo muito seco dificulta a floração dos bulbos. Neste caso, incorporar um pouco de composto orgânico à terra ajuda a garantir a umidade necessária.
Chegou a hora de plantar
Novamente é preciso lembrar que uma boa drenagem é fundamental. Os vasos devem ter furos de drenagem no fundo. Se não forem suficientes, aumente seu tamanho ou quantidade. Quanto à mistura de solo recomendada para vasos, é só prepará-la de acordo com as necessidades da espécie a ser plantada.
Inove, crie uma Mini Horta
Uma sugestão legal é plantar ervas e fazer uma prateleira na cozinha ou mesmo na janela, e ter sempre os seus temperos à mão, sem agrotóxicos e bastante saudáveis. Pense nisso quando for descartar uma xícara ou caneca que já está com o prazo de validade vencido.
Chegamos ao fim!
E esse foi nosso post sobre Plantas na Xícara. Espero que você crie muitos e muitos vasinhos em sua casa com as dicas que eu te dei. Não é difícil, como deu pra ver, e o melhor de tudo: é terapêutico. Boa sorte!
Fonte: Jardim de flores, vida suculenta